A nossa história
Na base da constituição deste Centro Comunitário, em 1990, esteve a Associação Pais e Filhos, uma associação de pais das crianças da Escola de Vale Silves, que inicialmente se juntaram no sentido de melhorar a capacidade educativa dos seus associados e a qualidade de vida dos seus filhos e das crianças da freguesia. O trabalho deste grupo de pais teve bastante impacto na região e influenciou a forma de pensar e agir a comunidade envolvente.
Através de uma consciência comunitária e da necessidade de mudança, esta associação foi alargando os seus objectivos e as suas áreas de atuação, pelo que o Centro Social e Comunitário se mostrou uma resposta adequada a servir toda a comunidade. Este espírito comunitário é visível através das várias festas de angariação de fundos, em que a comunidade participa desde a confeção de pratos ao serviço de mesa e limpeza do recinto, às ações de educação social aberta à comunidade, entre outras iniciativas.
O Centro Comunitário tem neste momento aproximadamente 900 sócios. Ao nível de espaço físico esta instituição dispõe de instalações equipadas para receber e acolher vários eventos, principalmente com o salão polivalente, com palco e camarins e o ginásio.
Uma das potencialidades da instituição é o espírito de voluntariado que existe informalmente, e o forte espírito de união comunitária que se faz sentir.